top of page

THOMPSON TERMINAL POINT

T1.jpg

Uma técnica completa, especifica e abrangente. Suave para o paciente, leve e confortavel para o Fisioterapeuta Quiropraxista utilizar com pouco esforço.

Trata-se de um método específico quiropráxico cuja filosofia se baseia no tratamento que incorpora a avaliação Derifield (positivo, negativo e x) no tratamento das disfunções subluxações da coluna vertebral. Este método é uma variação da Técnica Diversificada de Palmer que utiliza uma mesa especial com vários segmentos denominados “Drops”.  Thompson é uma tecnica suave, indicada para todos os pacientes idosos incluindo idosos. Uma das grandes prerrogativas é sem dúvida o diagnostico empregado, que utiliza entre outros recursos da quiropraxia o Thompson Derifield Leg Check (TDLC) que tem sido demonstrada com uma forma muito especifica de diagnóstico de cinesiopatologia articular correlacionando com reflexos neuromusculares. Thompson observa muito a fisiologia/cinesiopatologia das articulacoes sacroiliacas e da coluna cervical.  Teorizou a Overcompensated Cervical Sindrome, e outras sindromes cervicais que tratou com grande eficacia utilizando seus conceitos.

No diagnóstico Thompson traz muita especificidade e faz profunda relação da disfunção articular ou cinesiopatologia articular com a miopatologia, ou seja, presença de taut bands e trigger points, tornando a avaliação do estado e hiperatividade muscular indispensável para o diagnóstico. Neste sentindo observa também aspectos de cronicidade da subluxação quiropráxica observando as adaptações realizadas pelo sistema musculoesquelético sobre músculos como eretores da espinha, psoas maior, musculatura do cíngulo superior e gradil costal.

Cinesiopatologia Cervical e Sacroilíaca

Na cinesiopatologia cervical a relação da avaliação do comprimento relativo das pernas é observada no diagnóstico e no tratamento da Síndrome Cervical Unilateral (direita ou esquerda), Síndrome Cervical Bilateral e Double Cervical Lock. O Leg Check desencolvido por Thompson para diagnóstico da cinesiopatologia sacroilíaca é empregado no diagnóstico das listagens de Derifield positivo e negativo. Outros testes são empregados como o Sacral Leg Check, Thompson Modified Arm Fossa Test, Teste de Thompson, entre outros, que visam trazer maior especificidade no tratamento quiropráxico, com ajustes, mais efetivos.

A Drop Table é um instrumento já popularizado na terapia manual inclusive na osteopatia, porém é utilizada de forma isolada e poucos sabem que foi desenvolvida na Quiropraxia que possibilita o uso mais fluente da técnica com a FULL Drop Table, através da técnica de pontos terminais de Thompson, quiropraxista da Palmer, que foi o criador do mecanismo de Drops. Thompson pode ser utilizado fora da Drop Table, mas se torna mais efetivo com a mesa.

 

Estes segmentos podem ser inclinados uma fração de uma polegada, por isso, quando o impulso é, o drop vai cair esta fração de polegada, aliando a energia cinética a um conjunto de ajustes desenvolvidos por Thompson. Os Drops auxiliam o impulso, minimizando a força requerida para o ajuste.

Alunos estudando Thompson na Universidade do Chile, sobre orientação do Dr. Pablo Dias.

 Conheça o curso de Thompson Terminal Point Technique. Aprenda a utilizar adequadamente o ajuste mecanicamente assistido com o uso do Full Drop Table e a analíse diagnóstica baseada no Thompson-Derifield Leg Check que foi desenvolvidada dentro da Quiropraxia.

 

bottom of page