QUEM SOMOS
Quem Somos e Nossa Filosofia
Representamos uma iniciativa do Instituto Coluna Vertebral que se caracteriza no desenvolvimento de uma abordagem terapêutica que valoriza a Ciência a Arte e a Filosofia em uma prática clínica fundamentada e um conceito que denominamos Prática Baseada na Inteligência. Visamos relacionar os conceitos tradicionais com conceitos contemporâneos sem hipótese alguma desconsiderar evidências científicas, mas sim incorporar estas evidências de forma filosófica na prática clínica e do forma filosófica realizar uma gestão clínica destes dados científicos sem deleção epistemológica, evitando descrédito de evidências clínicas e sim o esclarecimento sobre seus princípios a luz da ciência.
Nosso conceito de prática baseada em inteligência relaciona os princípios de ciência, arte e filosofia desenvolvendo as seguintes premissas:
1. Arte: Definimos a arte, como a melhor forma de fazer, quanto a técnica a que traz maior conforto, segurança especificidade e objetividade, mas que ao mesmo tempo deve ser entregue ao paciente de acordo com as suas necessidades clínicas. A arte portanto, está relacionada a melhor técnica quiropráxica e esta deve ser dominada com fluência e aperfeiçoada constantemente afim de alcançar um estado que eleve esta premissa.
2. Ciência: Descoberta da verdade, no entanto deve ser realizada de forma imparcial sem influência emocional, econômica, ideológica ou pessoal. A ciência também deve ser desenvolvida com pleno reconhecimento das limitações circunstanciais e temporais de seus métodos para identificação dos fenômenos a serem analisados. Não acreditamos em ciência baseada no ceticismo nem mesmo na imparcialidade ou no desequilíbrio emocional.
3. Filosofia: Em nossa concepção a filosofia se traduz pela afeição pelo conhecimento, a busca e o desenvolvimento da sabedoria em um contexto clínico, o desenvolvimento de conceitos e classificações de forma imparcial ética, associada à eudaimonia deontológica. Para nós a filosofia é a produtora de conhecimento e só ela é capaz de gerar ciência, através da discussão, da metodologia, do desenvolvimento da capacidade analítica, da hipotetização e da capacidade analítica.
Nossa fundamentação requer que possamos utilizar todo conhecimento e toda prática de nossa manualidade no melhor que a quiropraxia pode dar aos nossos pacientes com a melhor técnica, a melhor metodologia, associada ao melhor diagnóstico, plano de tratamento sem e omitir as necessidades do paciente. Apesar de tudo entendemos que todo nosso potencial técnico e científico deverá se curvar as necessidades do paciente, cabendo entregar a ele o que ele mesmo necessita.